quarta-feira, 11 de julho de 2012

Gira Mundo #3 - Super Física

      Uma das coisas que mais se modificou com o tempo foram as conclusões físicas, ao longo dos anos escolares fiquei fascinado com o número de teorias e fórmulas existentes para sintetizar e explicar cada movimento do universo, é simplesmente fascinante estudar e aprender como as coisas ocorrem, ainda mais importante, é provar que existe de fato e que não são só boatos e para isso, nada melhor do que aprender mais sobre Sir Isaac Físico, que quebrou barreiras, chocou os mais religiosos e mudou o ramo da física e da humanidade de forma brutal.

   Sir Isaac Newton é um dos físicos mais conhecidos do mundo, nasceu um ano após a morte de Galileu Galilei herdando o trono de maior físico vivo, veio a  postular muitas teorias, comprovou várias; formulou as  dentre elas a  existência da Gravitação Universal, que complementaria a teoria de Johannes Kepler, tudo isso por conta de uma maçã que teria caído sobre a cabeça do físico, enquanto estava debaixo da árvore. Isso não transformou Newton em um total descrente, para falar a verdade, para ele, saber que existiam leis que regiam o universo e regiam a mecânica celeste o tornaram ainda mais crente em uma divindade:

"A maravilhosa disposição e harmonia do universo só pode ter tido origem segundo o plano de um Ser que tudo sabe e tudo pode. Isto fica sendo a minha última e mais elevada descoberta."

        Assim como os robôs de Isaac Asimov, temos nossas três leis, que regem dinamicamente nossas ações; Newton dedicou várias anos de sua vida acadêmia a estes 3 fatos:

As Três Leis de Newton 
I. Todo corpo continua em seu estado de repouso ou de movimento uniforme em uma linha reta, a menos que seja forçado a mudar aquele estado por forças imprimidas sobre ele
II. A mudança de movimento é proporcional à força motora imprimida, e é produzida na direção da linha reta na qual aquela força é imprimida.
III. A toda ação há sempre oposta uma reação igual, ou, as ações mútuas de dois corpos um sobre o outro são sempre iguais e dirigidas a partes opostas.


Fatos publicados no livro Princípios Matemáticos da Filosofia Natural, muito influente em sua época e marcante para a história da física, mas ser fascinado pelas leis naturais não o livrou de tais ações to tempo, Newton veio a falecer no ano de 1727, o mundo dos vivos demoraria a ter uma mente tão brilhante, muitos anos mesmo, cargo só seria ocupado novamente por Einstein ao ganhar o Nobel de 1921, quase 200 anos apos a morte.
Enterrado junto de grandes nomes da humanidade como Charles Darwin, Charles Dickens, Oliver Cromwell e muitos Reis da Inglaterra, na Abadia de Westminster, teve seu epitáfio escrito pelo poeta Alexander Pope:


"A natureza e as leis da natureza estavam imersas em trevas
Deus disse "Haja Newton" e tudo se iluminou"



2 comentários:

  1. Show de texto e belas palavras do poeta Alexander Pope, que não confunde em sua poesia o efeito pela causa. =^)

    ResponderExcluir
  2. Sim, Pope sintetizou bem suas palavras, é um belo poema.

    ResponderExcluir

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | GreenGeeks Review