segunda-feira, 6 de agosto de 2012

The Eagle Has Landed

Boa segunda, pessoas, como vão todos? Duvido que estejam com sono, afinal hoje é um dia excitante para a ciência e a evolução da humanidade.

As duas e meia da manhã desta segunda-feira dia 06 de agosto de 2012, Curiosity pousou em Marte com sucesso. Eu assisti a transmissão ao vivo via internet e preciso dizer que foi emocionante, até esperava um "Deu merda" ou até mesmo "It has exploded!". Mas não aconteceu. E não tinha chance de "Houston, we have a problem" por que o centro de controle era em Pasadena, Califórnia. Enfim, sei que Murilo também estava comigo, mas na hora saiu do computador e puf, quando voltou já tinha pousado e mostrado umas duas fotos. Eu ri. Comi uma pipoquinha e fui ver mais sobre o Mars Rover por que a Curiosidade tava foda.

Aqui está o Robô/Carrinho/Sonda. Este já é o quarto Rover enviado pelos Estados Unidos e o maior até agora. A primeira missão, Sojouner, pousou em Julho de 97 e parou dois meses depois. Enquanto Spirit e Opportunity pousarem no Planeta Vermelho em janeiro de 2004, o primeiro ficou preso na areia seis anos depois e parou de operar em março de 2010, e o segundo ainda estava operando no começo de 2012.
Então, em novembro de 2011 a NASA lançou Curiosity (Curiosidade), que pousou no Monte Sharp. Pra se ter uma ideia, esse Rover tem dois metros de altura, sem contar os instrumentos que tem, três de cumprimento e pesa 900 kg, quase as medidas de um carro, que costumam medir 4m de cumprimento, possuírem altura de 1,60m e pesarem uma tonelada. Ou seja, é grande. Se quiserem ver a construção, tenho aqui dois vídeos. O Primeiro falando de como James Cameron (Titanic, Avatar) ajudou nas câmeras do Robô. CLICA. E o segundo por dentro da NASA. CLICA. Aviso que são em Inglês e não há legendas.

Agora o pouso, como aconteceu. Bem, depois de meio ano rumo à Marte, a sonda já estava à uma velocidade de 13.000 km/h. É, muita coisa sim. No espaço é nada mesmo. Então, vindo muito rápido, após entrar na órbita do planeta, abrem-se paraquedas para diminuir, soltam a "tampa" e depois o Rover é solto também e cai usando propulsores para reverter e ir mais devagar, o problema seria a nuvem de poeira criado por essa propulsão que poderia danificar o Rover e por isso, soltaram o Rover através de cabos, impulsionaram o Skycrane para longe e PLIM, "The Eagle has landed". Tem um vídeo explicando bem AQUI.

Por que eu fiquei tão animado com esse Rover? Assim, Curisity vai analisar solo, áreas que ainda não puderam ser vistas, atmosfera e clima. A missão tem previsão de durar 23 meses, ou um ano marciano, logo vai acabar vivenciando todas as estações. Claro que há chances de dar tudo errado, mas a vida é assim. Não sou de acreditar em vida extraterrestre, nem comecei depois disso, só acredito que um dia, gastando milhões, a humanidade vai poder ir destruir Marte também. Talvez eu vá pra lá e maquine um plano diabólico para destruir a Terra...

Até depois, gente, e não sonhem com marcianos.
Sigam a NASA no Twitter @NASA e o Rover também @MarsCuriosity

P.S.: Parabéns à toda a equipe envolvida nesse Rover, vocês fizeram história. Todos supervisionados por Adam Steltzner. Palmas.
P.P.S.: Fiquem com uma foto tirada por Curiosity.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | GreenGeeks Review