terça-feira, 18 de setembro de 2012

Revolução Farroupilha

Eae galera, tudo tranquilo?

Então, para nós que moramos aqui no Sul, amanhã é um dia bem bom, pois faz 177 anos da Revolução Farroupilha, portanto, é feriado (AAÊÊÊÊ \õ/).

Para os que não sabem, a Revolução Farroupilha ( ou Guerra dos Farrapos) foi a mais longa guerra civil da história brasileira; uma guerra republicana contra o Governo Imperial do Brasil ocorrida em São Pedro - RS entre 20 de setembro de 1835 a 1 de março de 1845, formando assim a República Rio-Grandense. Foi causada pelo descontentamento para com o governo, além da revolta pelo alto preço dos impostos em cima de seus produtos.

Os principais líderes foram: Bento Gonçalves (que pouco tempo depois do início foi preso, e mesmo na cadeia, foi escolhido como presidente da República Rio-Grandense), General Antônio de Souza Neto, Onofre Pires, Lucas de Oliveira, Vicente da Fontoura, Pedro Boticário, David Canabarro, Vicente Ferrer de Almeida, José Mariano de Mattos e claro, Giuseppe Garibaldi e Anita Garibaldi (a tão famosa heroína dos Dois Mundos)

Em 1845, foi assinado o tratado Poncho Verde, trazendo paz aos conflitos, fazendo com que assim a República Rio-Grandense fosse desfeita e o RS voltasse a fazer parte do Brasil.

Enfim, em quesitos históricos, é isso. Nos dias de hoje, essa data é comemorada como a Semana Farroupilha, de 14 de setembro até o dia 20, com desfiles em homenagens aos líderes dessa revolução.

Como provavelmente todo mundo deve saber, nós somos um povo meio orgulhoso, o hino que era usado na época da República Rio-Grandense é na verdade, o mais conhecido por aqui, sendo capaz até de se sobrepor ao Hino Nacional.

Enfim, é isso.

Espero que tenham gostado, até mais o/

P.S.: Para quem teve curiosidade em saber como é o hino e talls, assistam aqui.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | GreenGeeks Review