segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Invicto


Olá, pessoas, como estão? Eu mesmo estou bem melhor, porque minha internet voltou.
Nesses quatro dias que fiquei sem internet me distrai tocando muita música, ajudei minha cunhada na mudança e acho que só. Até ontem a noite quando eu chorei pelo povo Brasileiro. Isso porque eu estava também sem TV a cabo e fui obrigado a assistir TV porque estava sem internet. Depois das 22 horas sentei-me no sofá confortavelmente e não conseguia escolher entre assistir o programa do Silvio Santos (que está louro) ou o Pânico na TV. Agora todos vão achar que eu sou esnobe porque tenho acesso à outras coisas, mas é que não dá. É de uma estupidez tremenda. Meu cérebro estava implorando para eu parar de ver aquilo, mas eu não tinha sono e resisti, pra depois poder falar mal com propriedade.

Mas não é disso que eu queria falar. Após esse terrível momento em minha história, juntei-me com Abraão para um filme legal e assisti a Invictus. BOOOM! minha cabeça. Sério. Que filmão. Não tô dizendo que merecia Oscar, nem tô tentando comparar. É até difícil de explicar. Vamos lá.

Nelson Mandela passou 30 anos preso quebrando pedra. Isso porque ele queria lutar. Libertar o povo dele da opressão dos brancos. "Que assunto antiquado" uns vão dizer, mas olha só, isso só teve fim, lá na África do Sul, no começo da década de 90. Apartheid, onde um lado da rua era para negros e o outro lado para os brancos. Negros não entravam em determinados locais. E por aí vai. Sempre que penso nesse assunto, Apartheid, racismo, e afins, preciso expandir minha mente pra não ver o lado apenas do negro. Portanto, aqui vai o que eu consigo enxergar do outro lado.

Uma terra cheia de riquezas não exploradas, um povo que nem entendia o que era isso, então eu chego lá e vejo tudo isso e desejo e pego. Mas enquanto pego isso acabo encontrando resistência pelos habitantes de lá, e o que faço? oprimo a todos, coloco-os em seu devido lugar. Eles nem sabem mesmo pra que serve ouro e diamantes, estou é fazendo um favor, guiando aquela gente diferente que tem deuses esquisitos e passam fome e não são escolarizados.

Enquanto isso, esse povo oprimido realmente não entendia o que era, mas sentia. Não é preciso ser nenhum Einstein para sentir a dor da rejeição, para entender que aqueles que lá chegaram estão roubando tudo que você mais amou. Somos brasileiros, entendemos, não? Cadê o pau-brasil e o ouro e os índios? Um homem, Mandela, é muito bem representado no filme. Sem mostrá-lo como um santo, retrato atribuído muitas vezes a Gandhi em filmes, mas um homem comum, divorciado, mas que queria fazer a diferença por aquilo que acreditava ser verdadeiro e mais forte.
Pra mim a principal fala do filme é quando o capitão do time de Rugby está olhando pela janela, uma noite antes da final e a namorada dele pergunta "Pensando no jogo?" e ele fala "Não. (...) Estou pensando em como uma pessoa passa 30 anos em uma prisão e sai pronto para perdoar."
Bem, não quero me estender, porque eu até poderia escrever uma coisa imensa sobre isso, mas vou parar aqui e deixar vocês com duas coisas. Primeiro o Poema Invictus que dá nome ao filme e Mandela disse que era sempre o que o ajudava dentro da prisão. Inspiração. Outra coisa é o hino da África do Sul.

Fiquem em paz e até a próxima.
Estevão.

INVICTUS - William E. Henley

Do fundo desta noite que persiste
A me envolver em breu - eterno e espesso,
A qualquer deus - se algum acaso existe,
Por mi'alma insubjugável agradeço.

Nas garras do destino e seus estragos,
Sob os golpes que o acaso atira e acerta,
Nunca me lamentei - e ainda trago
Minha cabeça - embora em sangue - ereta

Além deste oceano de lamúria,
Somente o Horror das trevas se divisa;
Porém o tempo, a consumir-se em fúria,
Não me amedronta, nem se martiriza.

Por ser estreita a senda - eu não declino,
Nem por pesada a mão que o mundo espalma;
Eu sou o dono e senhor do meu destino;
Eu sou o comandante de minha alma.

Hino da África do Sul

Deus abençoe a África
Deus abençoe a África
Que suas glórias sejam exaltadas
Ouça nossas preces
Deus nos abençoe, porque somos seus filhos

Deus, cuide de nossa nação
Acabe com nossos conflitos
Nos proteja, e proteja nossa nação
À África do Sul, nação África do Sul

Dos nossos céus azuis
Das profundezas dos nossos mares
Sobre as grandes montanhas
Onde os sons se ecoem

Soa o chamado para nos unirmos
e juntos nos fortalecermos
Vamos viver e lutar por liberdade
Na África da Sul a nossa terra.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | GreenGeeks Review