sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Mim quer tocar. Mim gosta ganhar dinheiro ♫

E é nessa energia que a gente segue. Com mais uma filosofia de botequim, para a alegria de vocês.
Boa noite pra você que tá nessa sexta em casa com chuva. Já que não pode sair, que tal ler um texto super legal ? Melhor que isso, só dois disso! E você que vai sair pra curtir as baladas da vida, dá tempo de ler também. Hoje o papo é sério. Ou pelo menos tentará ser.

A história é a seguinte. A maioria das pessoas sabem da minha revolta com o cenário underground carioca. Pra vocês que acham que aqui é uma maravilha. Seus sonhos dourados são destruídos agora. É um dos piores que existem. Isso se não for o pior. 

Com essa coisa toda de pesquisar sobre bandas novas, você acaba conhecendo sobre o cenário da música de cada região. Posso dizer ? Eu simplesmente admiro o pessoal do Nordeste!
Sem dúvidas, é o lugar que mais tá crescendo e o mais legal, é ver as bandas se auto revelando. Assim, elas progridem. mas, aqui ? É cada um comendo o outro. E é disso que as casas de show se aproveitam.

Pode não parecer, mas a terra do Funk e do Samba também tem música de gêneros diferentes. E músicas MUITO boas. Mas, que passam despercebidas pelo fato das pessoas não quererem conhecer. E a pouca massa consumidora, não é suficiente para as casas de show começarem a dar uma chance pra essas bandas.  Procês terem uma ideia.

Eu, na minha inocência, achei que essa história de casa de show que cobra "ajuda de custo" da banda tinha acabado. RÁ! Quem dera fosse. Triste realidade. Pensa comigo.
Se uma banda tá começando agora, ela tem pouco capital inicial. E o pouco que ela tem, ela quer investir nos instrumentos, na divulgação e no aprimoramento dos músicos, certo ? Donde é que eles vão tirar dinheiro, pra poder pagar pra tocar ? Aliás, da onde surgiu essa ideia ?

As vezes eu acho que esses donos de casas de show, que resolvem abrir as portas para as bandas do underground, tem uma concepção diferente do que é ser músico. Talvez achem que não é uma profissão, apenas um divertimento. Em que ele vai pagar, se divertir, divertir os outros e pronto. Tá tudo feliz. Ok, terá um retorno. Mas, sabemos que talvez não seja tão grande.

Então, galera do underground. Para com essa filosofia de pagar pra tocar, que aí os donos de casa de shows, vão começar a tomar vergonha na cara. Qualquer coisa, tocar nas praças públicas com uma guitarra nas mãos e o necessário pra seguir ( vivendo do ócio feelings). Mas, é sério. É uma puta de uma sacanagem, os caras já terem um mercado precário e ainda cobrarem por isso. Tinham mais, é que se sentirem os reis da cocada preta, por terem pessoas com talento, querendo tocar em seu estabelecimento, e assim, fazer ele ganhar dinheiro. E fazer, as pessoas que não conhecem e que não sentem vontade de conhecer, começar a sentir essa vontade. Porque, além de bandas boas, a gente precisa de uma massa que consuma isso, e para a minha infelicidade, aqui isso é minoria. Como conseguir trazer bandas de fora, se o cenário não abrange nem as suas ?

Enfim, essa é a minha revolta. Vamos, gente! Precisamos valorizar o que a gente tem. A nossa cultura. Beleza, as coisas lá de fora são boas. Muitas dessas bandas se espelham em bandas internacionais. Mas, antes a gente tem que se ouvir também. Fazer propaganda das bandas dos amiguinhos. Enfim.

Deixo esse momento de reflexão pra vocês. Se quiserem conversar, só passar no meu escritório. Lembrando, que se tiver alguma banda que vocês queiram ver por aqui, é só nos dizerem. E se tiverem, algum amiguinho que perturbem a vida de vocês, pra ouvirem bandas de nomes estranhos, ouçam! Essas geralmente são as melhores,e  vocês não se arrependerão. Olha a voz da experiência falando hahaha.

É isso, pessoas. Vou me por aqui. Boa noite pra vocês que tão indo pra balada. Juízo por aí, ok ? curtam a madruga boladona com moderação.

Beijos da Gorda,

Sarah Azevedo.

PS: A quem desejou feliz aniversário pra minha pessoa ou foi lembrado pelo facebook. Valeu, crianças! O que vale é a intenção. Tô aceitando os presentes até o natal.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | GreenGeeks Review