quinta-feira, 28 de junho de 2012

Gira Mundo #1 - Das Páginas as Telas

             Parece que o mundo anda perdendo o interesse no papel, não por quererem um mundo sustentável, mas porque o mundo muda e evolui tornando o visual mais rico do que o imaginário, certa vez eu um professor de literatura disse:

             "Um dos maiores absurdos que eu já li foi: 'Uma imagem vale mais do que mil palavras.' Uma imagem nunca vai valer mais do mil palavras, ela pode representar mil palavras, mas nunca poderá superá-las" 


             Índices de leituras dos brasileiros nunca foi muito alto, mas o consumismo do cinema cresceu bastante, Brasil bate recorde em cima de recorde com bilheterias, mas se brasileiro adora ir ao cinema porque gosta de uma boa história, um enredo farto de grandes personagens, por que não lê um bom livro?
             Harry Potter ganhou os mundo através dos livros ou do cinema, essa ainda é uma pergunta que eu me faço diariamente, eu particularmente conheci atrás das telonas, mesmo caso de Senhor dos Anéis, Eragon, Nárnia e muitos outros, foi nessa hora que eu notei uma coisa, a literatura esta mudando de console; imaginem se Harry Potter não fosse uma adaptação literária, ela teria alçado o posto de livros mais vendidos do mundo e mais série cinematográfica? Creio que provavelmente não, J.K ao vender suas obras para Warner não sabia que seria a mais rentável série da história, e abriu caminho para que muitos outros livros seguissem o mesmo caminho, mas não com o mesmo sucesso em números, como é o caso de Nárnia, Crepúsculo, Eragon e o recente Jogos Vorazes.
            O mundo literário nunca mais foi visto com os mesmos olhos, ou não tem sido visto por muitos olhos, os quadrinhos por exemplo vem sofrendo duros golpes nas vendas, mas note que Vingadores bateu recorde de estréia em terras tupiniquins, tendo lucro de R$200 milhões, incrivelmente a lista das dez mais rentáveis estreias no Brasil, nove são de adaptações das páginas para as telonas, sendo 4 deles adaptações dos quadrinhos, Homem-Aranha 3, Batman: O Cavaleiro das Trevas, Homem de Ferro 2 e Vingadores, por outro lado, The Walking Dead agrada mais na leitura do que na TV e segue aumentando o número de vendas sem apelar para a morte de seus heróis, depois de uma alucinante primeira temporada, deixou a desejar no início da segunda temporada não agradando os mais fieis fãs da série, o mundo mudou e convergiu para um novo tipo de mídia, os mais assíduos dizem que a nova geração tem preguiça de ler, mas creio que esse não seja o único motivo, temos mais fatores, mas essa será uma próxima leitura.

Abraão dos Santos.

4 comentários:

  1. Hoje em dia é difícil alguém preferir um livro à um filme, por mais que os livros mostrem um mundo em que possamos imaginar tudo que acontece. Os filmes sempre vão chamar a atenção dessa geração, talvez pelo fato de ter toda essa tecnologia que cada vez vai mais se desenvolve. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso se torna um problema, a leitura é um mundo complexo, cinema também, mas a leitura é mais vasta, tem mais poder.

      Excluir
  2. Minha mãe não gosta de ler. Nem mesmo se for em filmes legendado. Acho que é uma mistura de preguiça e facilidade e engano ao pensar que se pode resumir livros em cenas de algumas horas com total fidelidade. .-.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se é engano as adaptações, fãs dificilmente concordam com elas, mas a facilidade de ser ter um filmes sempre tem complicado muitas coisas, é realmente um problema.

      Excluir

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | GreenGeeks Review